Como escolher melhor o seu kimono de jiu jitsu

 

Kimono com Patch Aprenda Jiu-Jitsu

Qual o melhor kimono de jiu jitsu? Qual o meu tamanho de kimono ideal pra mim? Qual a melhor cor de kimono? Enfim, essas dentre algumas outras são as dúvidas de 10 entre 10 iniciantes de jiu-jitsu.

Para ajudar nesta questão, resolvi escrever este post para tirar algumas dúvidas na hora de comprar o seu kimono, encurtando o tempo no processo de escolha e permitindo que você comece logo a treinar jiu-jitsu.

Antes de mais nada, é importante dizer que toda regra tem uma exceção, logo esse post não tem como objetivo ser a verdade absoluta. Vamos lá!

Posso comprar qualquer tipo de kimono?

Não! Kimono de jiu jitsu deve seguir algumas características que são impostas pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu. Não adianta tentar improvisar com kimonos de outras modalidades, pois eles são feitos para atender aos seus respectivos esportes.

Qual o tamanho de kimono ideal pra mim?

Isso pode variar um pouco entre fabricantes, consulte sempre os modelos e as referências de medidas, mas como o objetivo deste post é te ajudar e não ficar com blá, blá, blá e nem mi, mi, mi seguem algumas tabelas que podem ser usadas como referência.

Kimonos masculinos

Tamanho
A1 (Adulto)
A2 (Adulto)
A3 (Adulto)
A4 (Adulto)
Altura
até 1,70 m
até 1,80 m
até 1,90 m
até 2,00 m
Peso
até 65 kg
até 80 kg
até 95 kg
até 110 kg

 

Kimonos femininos

Tamanho
F1 (Infantil)
F2 (Infantil)
F3 (Adulto)
F4 (Adulto)
F5 (Adulto)
F6 (Adulto)
Altura
até 1,50 m
até 1,60 m
até 1,70 m
até 1,80 m
até 1,90 m
até 2,00 m
Peso
até 45 kg
até 55 kg
até 65 kg
até 80 kg
até 95 kg
até 110 kg
Idade
até 11 anos
até 13 anos

 

Kimonos infantis

Tamanho
M00 (Infantil)
M0 (Infantil)
M1 (Infantil)
M2 (Infantil)
M3 (Infantil)
JR (Infantil)
Idade
até 3 anos
até 5 anos
até 7 anos
até 9 anos
até 11 anos
até 13 anos

 

O kimono encolhe quando lava?

Siiiiiim! É importantíssimo não deixar se enganar pelas aparências e comprar o “kimono a conta” achando que ele ele caiu como uma luva. Se você fizer isso, corre o risco de perder o seu kimono novinho, pois o kimono encolherá na primeira lavagem. Por tanto considere sempre considere uma sobra na hora de escolher o seu kimono.

Mas o kimono encolhe muito? Quanto?

O fator de encolhimento dos kimonos depende muito do tipo de pano que foi usado na sua confecção, existem kimonos que são feitos com pano pré-lavado, e esses tendem a encolher menos.

Kimonos fabricados com tecidos cru (não tingidos) tendem a sofrer encolhimento maior, por não terem sido submetidos a nenhum processo químico durante a sua confecção.

Qual o tecido adequado?

Os confeccionados com 100% de algodão são mais resistentes e não alérgicos. Os trançados (ou traçados) como alguns chamam, são kimonos mais resistentes e dificultam a pegada do adversário. Atualmente não se vê muito kimonos de jiu jitsu lisos, embora ainda possam ser encontrados. O normal é encontramos nas lojas o kimono com a parte de cima (vagui, gandola ou casaco) trançado e a calça feita em hipstop reforçada.

kimono-de-jiujitsu

Qual a diferença entre os kimonos de competição e kimonos de treino?

Bom, na verdade, na verdade, não existe essa divisão entre kimono de treino e kimono de competição, você não precisa ter um kimono pra competir e outro pra treinar. Porém com o avanço da tecnologia, alguns itens empregados em alguns tipos de kimono fizeram com que os atletas adotassem uma linha mais leve para competir.

Veja alguns motivos pelos quais atletas acabam tendo kimonos diferentes para competir e treinar:

  1. Peso – “Kimonos de competição” são fabricados com tecidos mais leves e acabam tendo até 30% menos peso que um convencional, dando uma mãozinha ao competidor na hora de bater o peso.
  2. Estética – Os kimonos de treino acabam ficando mais desgastados e na hora de competir ninguém quer sair na foto “mal vestido”. ;)
  3. Kimono “estiloso” – Tem gente que gosta de treinar com kimonos camuflados, coloridos, estilizados, porém nas competições oficiais só são permitidos kimonos nas cores Branca, Azul Royal e Preto. A partir de 2014 o preto também deverá ser abolido.

Qual o melhor kimono?

Definitivamente não existe o melhor kimono. Existe sim o melhor kimono pra você.

A escolha do kimono é como escolha de roupa, você tem que gostar do pano, do caimento, do preço, enfim de um conjunto de fatores que no final das contas acabam se resumindo ao gosto pessoal. Mas claro que existem fabricantes que investem em tecnologia, e isso permite com que os seus produtos sejam mais duráveis, ou leves, ou bonitos, ou baratos, ou qualquer outra coisa.

Analise o conjunto de fatores que são relevantes pra você e experimente sem medo de errar. Se não gostar do que escolheu, tudo bem, entre na fila, você não será o primeiro e nem o último :) e na próxima compra troque de marca. Não tenha medo de experimentar uma marca famosa ou outra nem tão famosa assim.

Tenha certeza! Dificilmente você terá apenas um kimono.

Pra finalizar

Espero que este post tenha sido útil e que você tenha ficado mais seguro para comprar o seu kimono e começar a treinar jiu-jitsu. Kimono não é um item barato, veja como cuidar do seu kimono para que aumentar a a sua vida útil.

Fonte: http://www.aprendajiujitsu.com.br/

Anúncios
Comments
2 Responses to “Como escolher melhor o seu kimono de jiu jitsu”
  1. Boa noite. Gostei da página. Vou começar a praticar o jiu-jitsu, e tenho 1.85 com 85 kg. Qual você me recomenda: A2 ou A3?

    • julioslongo disse:

      Que bom Hamilton. Nós da comunidade do Jiu-Jitsu ficamos muito contente com sua escolha.
      Com certeza logo verás que escolheu a arte marcial correta. Jiu-Jitsu é mais que uma arte, acaba virando um estilo de vida.
      Espero que em breve você volte e me diga que estava correto.
      Pela sua altura, acredito que o A3 ficará melhor, a parte de cima, dependendo seu tamanho corporal pode ficar folgada. Mas todo kimono acaba dando uma pequena reduzida quando você lavar.
      Evite usar máquina de secar, essa deixará seu kimono encolhido, pois o mesmo é de algodão.
      Se possível opte pelo tecido ripstop, pois a trama de linhas evita a continuação de possíveis rasgos.
      Abraço e bons treinos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: