Turbinando o smartphone; apps para melhorar o desempenho do Android

Fonte: TechTudo

Travadas, engasgos e lentidão no sistema são alguns indícios de que seu smartphone ou tablet com Android precisa de uma faxina. Às vezes, o simples ato de desligar e ligar o gadget já melhora a performance do sistema. Mas, e quando mesmo reiniciando, o aparelho continua lento? Um desempenho otimizado é fundamental para aplicativos como jogos ou vídeos onde uma “engasgada” do software compromete toda a experiência.

Para se livrar desses males e deixar o seu Android rodando ele e sem travamentos, selecionamos alguns aplicativos que te ajudarão a deixar o smartphone ou tablet em ótima forma. Lembramos que os aplicativos selecionados funcionam em todos os aparelhos com Android e não é necessário “rootar” a máquina.

– Tap Cleaner

Tap Cleaner (Foto: Divulgação)
Tap Cleaner apaga arquivos desnecessários do Android (Foto: Divulgação)

Um dos primeiros sinais de lentidão no Android pode ser causado pela quantidade de dados armazenados pelos aplicativos. Muito desses dados são arquivos temporários desnecessários que podem ser apagados sem prejudicar o funcionamento do sistema.
Para essa tarefa, apresentamos o 1 Tap Cleaner. Ele faz uma varredura no sistema a procura de arquivos de caches deixados por outros aplicativos. É possível configurá-lo de quadro modos: Cache cleaner, History Cleaner, Call/text Cleaner e Default Cleaner. O aplicativo também funciona em modo automático limpando periodicamente os caches dos programas.

– Android Assistant

Android Assistant (Foto: Divulgação)
Android Assistant evita que o sistema fique sem memória RAM disponível (Foto: Divulgação)

O Android Assistant não é um app com uma apenas uma função, ele é uma suíte completa para gerenciamento do seu gadget com Android. Com 18 funções que vão desde Limpar cache, limpar históricos, configurações de energia, configurações de inicialização, dentre outros.

 

O aplicativo conta com widgets especiais para você colocar na tela inicial do Android. Uma dessas widgets permite “matar” (fechar) aplicativos “não essenciais” que estejam rodando em segundo plano. Apesar dessa ser uma função não recomendada em versões mais novas do sistema, ela pode ser útil para liberar mais memória ao rodar aquele jogo pesado, como Real Racing 2.

– Gemini App Manager

Gemini App Manager (Foto: Divulgação)
Gemini App Manager tem funções especiais para quem gosta de instalar muitos aplicativos (Foto: Divulgação)

Boa parte das funções do Gemini App Manager podem ser implementadas com os outros aplicativos que já foram citados acima, mas o aplicativo as apresenta e realiza de modos diferentes.

Os destaques desse App em relação aos demais são: a possibilidade de desinstalar vários aplicativos com apenas um clique e a realização de backups dos aplicativos instalados na memória do telefone para um cartão de memória.

– Android System Cleaner

Android System Cleaner (Foto: Divulgação)
Android System Cleaner apaga todos os seus rastros (Foto: Divulgação)

O Android System Cleaner permite fazer uma limpeza completa no seu aparelho. Quer apagar os históricos de navegação, pesquisas, chamadas, mapas baixados no Maps entre outras coisas? Esse é o aplicativo.

Dos mesmos desenvolvedores do Android Assistant, Android System Cleaner tem uma configuração fácil e conta com uma widget que pode ser colocado na tela inicial do Android.

– Android Booster

Android Booster (Foto: Divulgação)
Android Booster gerencia a memória e os aplicativos, além de vir com um anti-vírus (Foto: Divulgação)

O Android Booster é outra opção para otimizar seu aparelho. O aplicativo conta com gerenciador de bateria, para definir perfis de utilização do aparelho. São quatro modos predefinidos que ajudam a economizar a bateria do seu smartphone.

O aplicativo também identifica os programas que estão consumindo mais recursos e te dá a opção de finalizá-los quando a tela está apagada. Além disso, a ferramenta ainda vem com Anti-vírus.

– Memória Android Optimizer HD

Memory Android Optimizer (Foto: Divulgação)
Memory Android Optimizer reorganiza a memória RAM, tornando o Android mais rápido (Foto: Divulgação)

Memory Android Optimizer tem um funcionamento um pouco diferente dos softwares comuns de otimização do Android. Em vez finalizar processos e outros aplicativos, o app busca otimizar a memória RAM do seu dispositivo através do processo de desfragmentação.

– Speed Boost Lite

Speed Booster Lite (Foto: Divulgação)
Speed Booster Lite é a opção ideal para quem quer agilizar o sistema, sem complicação (Foto: Divulgação)

Speed Boost Lite é um aplicativo simples. Se você não é um expert em informática vai adorar ele. Possuindo apenas dois simples botões com as palavras “Limpar sistema” e “Limpar cache”, o aplicativo faz justamente isso. Ele dá “uma geral” no seu sistema de forma simples, sem configurações complicadas.

– Android Speed Booster

Android Speed Boost (Foto: Divulgação)
Android Speed Boost dá dicas simples para otimizar o seu aparelho (Foto: Divulgação)

Android Speed Booster segue a mesma filosofia do Speed Boost Lite. Em vez de configurações complicadas e muitos menus, você tem apenas um botão, que também pode ser posicionado da tela inicial para otimizar o sistema.

– Memory Booster – RAM Optimizer

memory-booster-ram-optimizer-top-10
Memory Booster – RAM Optimizer é ótimo para monitorar o consumo da memória RAM (Foto: Divulgação)

Esse aplicativo ajuda você a finalizar outros apps que estejam rodando em segundo plano. Finalizando essas aplicações, ganha-se mais memória RAM, que poderá ser usada por outros programas.

– Fast Reboot

Fast Reboot (Foto: Divulgação)
Fast Reboot reinicia todos os outros aplicativos e serviços do Android (Foto: Divulgação)

Uma das recomendações mais comuns de especialistas é, ao primeiro sinal de lentidão, reiniciar o smartphone ou tablet. Dependendo do aparelho essa pode ser uma tarefa que irá demorar um pouco. Para agilizar esse processo, apresentamos o Fast Reboot.

O funcionamento do aplicativo é simples: basta tocar na tela para que todos os processos e aplicativos sejam reiniciados. Ele simula uma reinicialização completa do sistema, enviando para todos os processos do Android um sinal para reiniciarem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: