Você confia em seu GPS?

Estou morando em Portugal, durante este tempo precisei muito do serviço de GPS, porém ele é muito falho, creio que 85% dos programas falham em algum sentido, até mesmo as versões pagas. No Brasil testei 4 programas de GPS automotivos, os 4 apresentaram falhas, muitas vezes nos mesmos lugares. Ao estar rodando por uma estrada simplesmente o GPS apresenta que você está fora dela. Aqui em Portugal por não ter trazido meu GPS acabei por usar alguns GPS para os celulares, apenas um deles atingiu 90% de eficácia, porém usa o serviço de dados (3G), que por muitas vezes ao atravessar a fronteira deparamos com um grande problema, a linha telefônica bloquear por estar em outro território, ou seja, estamos agora sem GPS, o que fazer?

Foi ai que entrou um programa produzido aqui mesmo em Portugal, que solucionou boa parte dos meus problemas. Viajei por Portugal e Espanha com este sistema e o mesmo funcionou com uma média de eficácia de 80% mais ou menos, tendo poucos erros. Vamos testar no Brasil agora o mesmo aplicativo para ver se nos lugares que eu tinha o defeito este terá o diferencial. O mais engraçado para tudo isso foi o material que encontrei, coisas bizarras, mas que podem acontecer com qualquer um.

Seu GPS já te colocou em alguma furada? Até que ponto podemos confiar nas instruções dos navegadores? Se o seu problema se resumiu a uma contra-mão, uma voltinha a mais no quarteirão ou a uma rua fechada por obras, agradeça, a dor de cabeça dessas pessoas foi bem maior. Elas seguiram cegamente as instruções de seus aparelhos e os resultados foram desastrosos.

Confira o especial de “fails” com o GPS que o TechTudo preparou abaixo:

1 – Mulher culpa GPS depois de cair em armadilha de areia

a98264_gps_1-sand-trapMulher foi parar dentro do campo de golfe, depois de passar por um milharal (Foto: Reprodução)

Uma mulher conduziu seu carro até uma armadilha de areia dentro de um campo de golfe. A polícia de Northbridge, Massachusetts, escreveu em seu relatório que o GPS mandou que ela virasse à esquerda, o que, segundo ela, levou até um milharal. Para sair de lá, continuou dirigindo e acabou dentro do buraco no campo de golfe.

A culpa, naturalmente, não foi dela. O sistema de navegação por GPS estava com defeito.

2 – Motorista é resgatado de helicóptero após erro de GPS

a98264_gps_6-mountainEssa Mini Van precisou ser resgatada por um helicóptero após erros do GPS (Foto: Reprodução)

Um motorista de van suíço e seu veículo foram resgatados após o GPS o levar para um passeio em um caminho estreito de uma montanha remota. Robert Ziegler foi encontrado encalhado perto do pico Bergun, na Suiça, incapaz de seguir em frente ou voltar. Ele chamou por ajuda pelo celular e logo em seguida uma equipe com um helicóptero pesado chegou para carregá-los para um local seguro.

“Eu estava perdido e tinha a esperança que cada pequena curva poderia me levar para a estrada principal. No final, o GPS me disse para virar, mas eu já não podia mais”, disse o motorista à polícia. Um porta-voz da brigada de incêndio explicou: “Ele afirma que não viu nenhum sinal de virada, mas deve ter sido um bom piloto para chegar até esse ponto.”

3 – Três mulheres escapam de naufrágio após GPS as levar para dentro de um lago

a98264_gps_3-mercedesAs mulheres foram conferir se o modelo da Mercedes era “anfíbio” (Foto: Reprodução)

Três jovens mulheres escapam de naufrágio após sistema de GPS de uma Mercedes-Benz alugada as levar na direção de uma doca, em Bellevue, Washington.

A motorista conta que estava em uma estrada logo após a meia-noite, quando percebeu que estava descendo uma barragem. A estrada estava escura e ela bateu com o carro na água. Uma das mulheres imediatamente pulou para um local seguro, as outras duas tentaram ficar dentro do carro, mas logo tiveram que sair também. O carro estava à deriva e ia cada vez mais para dentro do pântano. Todas conseguiram sair em segurança e o carro afundou.

4 – Mulher foi arrastada para um rio cheio após seguir instruções de GPS

a98264_gps_2-riverMulher foi atravessar um rio com uma Mercedes esporte sem 4×4. (Foto: Reprodução)

O que acontece se você confia mais em seu GPS do que no seu próprio sentido? Você vê sua Mercedes esporte de 96 mil Euros ser arrastada por um rio. A motorista, uma das muitas a terem sua rota alterada por um sistema de navegação, estava a caminho de uma festa de batismo em Leicestershire, Reino Unido, quando foi parar em uma trilha normalmente só frequentada por agricultores em seus 4×4.

Apesar da sinalização ter avisado que a pista era inadequada para carros de passeio, ela continuou seguindo as instruções do GPS, até mesmo quando o comando era para atravessar um rio. Depois de dias de chuva forte, a correnteza estava forte e o rio muito alto, então, ela foi arrastada por 600 metros. Quando o carro encalhou, ela foi resgatada por um morador.

5 – Turistas japoneses seguiram para o Pacífico, graças ao GPS

a98264_gps_9-shipJaponeses literalmente perdidos na Austrália, graças ao GPS alugado (Foto: Reprodução)

Três turistas japoneses que visitavam a Austrália se encontraram em uma situação constrangedora após o GPS indicar o caminho errado. Os três estudantes estavam indo para North Stradbroke Island, na Austrália. A estrada parecia clara, mas o GPS esqueceu de indicar os 9 km de água e lama entre a ilha e o continente.

Ao perceberem que estava em uma estrada de lama, tentaram voltar, mas como a maré estava subindo, eles foram obrigados a abandonar o carro alugado. Os passageiros das balsas que passavam próximos ficaram espantados. O motorista de um caminhão de reboque ajudou-os a voltar para a terra firme.

6 – Motorista vai parar em trilho de trem por culpa do GPS

a98264_gps_5-train-trackAudi-Trem? Motorista foi parar no trilho (Foto: Reprodução)

O condutor de um Audi A4 foi seguindo cegamente as indicações de seu GPS, quando ele percebeu, estava em um trilho de trem, paralisando a circulação do transporte por uns vinte minutos.

7 – Assaltantes pegos pelo GPS

a98264_gps_4-burglarsAssaltantes foram detidos com ajuda do GPS da van que fora roubada (Foto: Reprodução)

Dois ladrões foram condenados porque o sistema de navegação por satélite da van registrou cada crime cometido. Isso levou a Ian Bansie, 33, e Steve Warrington, 31, que invadiram dez casas no espaço de três meses, serem presos por um total de sete anos.

Bansie usou sua van de trabalho fugir das casas assaltadas. Um tribunal foi informado e o sistema de navegação foi acessado, ele tinha registrado todos os movimentos.

8 – Dois pensionistas britânicos dirigem para dentro de uma igreja “porque o GPS mandou”

a98264_gps_8-pensionersDois idosos foram parar dentro de uma igreja por culpa de um GPS na Alemanha (Foto: Reprodução)

Dois senhores vão parar em hospital no sul da Alemanha após dirigirem para dentro de uma igreja. Enquanto viajavam a noite em uma estrada perto da fronteira austríaca, o sistema de navegação instruiu que o casal virasse a direita, onde não havia mais estrada.

“Eles estavam confusos e não notaram que o sistema de navegação estava com defeito”, disse um porta-voz da polícia. O motorista de 76 anos de idade, em seguida, se chocou com o lado da igreja, batendo no muro e danificando fundações do edifício. Os danos totais foram de cerca de 25.000 euros, segundo a polícia da cidade vizinha de Immenstadt.

9 – GPS leva entregador de pizza a encalhar sob trilhos de trem

a98264_gps_7-train-crash
Um entregador de pizzas encalhou o carro no trilho do trem, mas o entregador e as pizzas se salvaram (Foto: Reprodução)

Um entregador de pizza, seguindo o seu GPS, fez uma curva errada, e foi parar nos trilhos do trem. O carro foi esmagado pelo trem que vinha em seguida. O motorista, de 23 anos, morador de Niles, Michigan escapou ileso, ele agarrou as pizzas que iria entregar e saiu antes do impacto. Nem o motorista nem os passageiros do trem ficaram feridos.

“Eu não acho que ele usará seu GPS de novo”, disse Roger Lijewski, proprietário do reboque. Ele pegou o pouco que restou do carro após o acidente.

Fonte: http://www.techtudo.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: