Lesões Jiu-Jitsu

Devido às características do Jiu-Jitsu desportivo, e pelo fato de constituir um esporte de contato, observa-se que os praticantes estão constantemente sujeitos as lesões decorrentes dos golpes .

Lesões essas que podem muitas vezes afastar os praticantes dos treinamentos e das competições, por longos períodos.O Jiu-jitsu desportivo abrange seis tipos de técnicas permitidas em competições. São elas: projeções, imobilizações, pinçamentos, chaves, torções e estrangulamentos, que muitas vezes quando mal executada pode trazer problema as articulações.

A lesões geralmente vistas nos lutadores são: luxação de cotovelo, fraturas de clavícula, escápula ou luxação da articulação acrômio-clavicular e entorces no joelho. A luxação de cotovelo (deslocamento da articulação do cotovelo) é uma lesão freqüentemente encontrada nos lutadores e geralmente acontece por conta das chaves de braço ou por quedas sobre o braço de forma inadequada. O ideal nestes casos é reduzir (colocar a articulação no lugar) o mais rápido possível, uma vez que o atleta está ainda sobre o efeito da adrenalina, não esquecendo do tratamento de emergência e se necessário tratamento com um especialista. Em relação a luxação articular do acrômio-clavicular (ombro) geralmente ocorre por esforços de repetição, levando a tendinites, bursites que levam a um processo inflamatório decorrente de treino inadequado. Quanto as entorces de joelho acontecem pois a articulação não suporta o peso do corpo ou ate mesmo um movimento brusco, caracteristica deste esporte. As recomendações são treinar sempre com um profissional capacitado, pois caso aconteça algum tipo de lesão, este saberá como proceder, nunca deixar de consultar um médico, pois este estará capacitado para ajudar-lhe. O praticante de jiu-jitsu deve sempre estar alongado, aquecido, com musculatura forte e bem condicionado para evitar que qualquer tipo de lesão aconteça, pois por mais simples que seja, ela poderá acarretar problemas futuros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: