Emagrecimento: A musculação pode ser um grande aliado

Entenda por que a musculação pode ser um forte aliado ao emagrecimento

Nos dias atuais, emagrecer é uma preocupação de muitas pessoas. A obesidade é algo que vem crescendo com o passar dos anos devido as grandes facilidades tecnológicas que permitem o mínimo esforço físico para quase tudo (leia-se sedentarismo), a alimentação inadequada devido a correria do dia-a-dia ou até mesmo ao condicionamento desde a infância, entre muitos outros fatores.

musculacao para emagrecer aprenda perder peso malhando Emagrecimento: A musculação pode ser um grande aliado

Algumas dessas pessoas que buscam o emagrecimento, inclusive se encontram em um peso relativamente normal, mas que buscam um corpo com uma qualidade superior. Talvez a busca mais correta então não seja efetivamente pelo emagrecimento ou perda de peso, mas sim para uma delineamento no corpo ou algo do tipo.

Deseja emagrecer? Então a musculação pode ser um grande aliado no processo de perda de peso. Comprovadamente, um esporte que auxilia na manutenção do corpo e na queima de gordura…

Pois bem, durante anos acreditou-se que trabalhos aeróbios e outras atividades ajudariam facilmente no emagrecimento. Claro, sempre combinado com dieta que, diga-se de passagem, é indispensável e o mais importante. Afinal, se você come mais do que gasta, acabará por ganhar peso gradativamente.

Porém, estudos atuais revelam que a musculação, ou trabalho anaeróbio, é muito mais eficaz do que as outras atividades.

Um estudo revelou que nadadores, que tem grande carga aeróbia em seu dia, possuem um percentual de gordura maior do que os praticantes de atividades anaeróbias.

Alguns dos principais fatores que fazem isso ocorrer e, trazer a musculação ao mundo não só do delineamento muscular ou definição muscular, mas do emagrecimento em si são:

Você consegue estimular a musculatura a manter-se firme e presente. De nada adianta possuir baixo peso e aparência mole e flácida.

O aumento da massa muscular faz com que a gordura seja eliminada mais facilmente pelo aumento da taxa metabólica basal.

O gasto energético de trabalhos aeróbios são de fato maiores durante a prática da atividade. Mas eles param por ali. Com trabalhos anaeróbios como a musculação, o processo de reparo muscular exige muito mais energia. Além, claro, do gasto momentâneo.

Os níveis hormonais tendem a aumentar quando combinada a atividade física com uma boa alimentação. Isso faz com que a gordura também seja mais facilmente quebrada e eliminada.

A musculação na maioria dos casos, não gera tanta fome como os trabalhos aeróbios. Ótimo ponto para quem tem uma certa dificuldade quanto a dieta.

Quando executada da forma correta e com uma dieta correta, a taxa de perda muscular do trabalho anaeróbio é menor quando comparado com a do trabalho aeróbio.

Mas não ache que trabalhos aeróbios são perda de tempo. Eles podem sim auxiliar no gasto calórico e na manutenção cardiovascular. Porém, devem ser feitos da maneira adequada com sua biogenética, biótipo e objetivo.

Conclusão:

A musculação vem cada vez mais mostrando seu papel em diversas áreas da saúde humana. Desde simples estética, ao emagrecimento e cura de lesões. Contudo, é necessário que um profissional qualificado o ajude em seus práticas e, principalmente um segundo profissional oriente-o em seu planejamento alimentar.

Uma ótima opção é saber combinar o trabalho aeróbio com o trabalho anaeróbio, também.

Fonte: http://dicasdemusculacao.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: