Europeu de Jiu-Jitsu 2012: o primeiro dia | GRACIEMAG

Europeu de Jiu-Jitsu 2012: o primeiro dia

Fonte: Raphael Nogueira 26 de janeiro de 2012

Copiado de: GRACIEMAG online

Panorâmica do ginásio Casal Vistoso, em Lisboa, palco do Europeu de Jiu-Jitsu da IBJJF. Foto: Raphael Nogueira.

O Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu 2012 começou na manhã desta quinta-feira, em Lisboa. Os termômetros de rua marcavam algo em torno de 15 graus Celsius, o que representa um friozinho suportável para os encasacados lutadores brasileiros. Sensação térmica bem diferente daquela assimilada pelos lutadores do Leste da Europa, rapaziada forte, de pele pálida e cabelos loiros, que desdenha do inverno português usando bermudas, chinelos e camiseta regata.

Esse, aliás, é um dos grandes charmes do Europeu de Jiu-Jitsu da IBJJF, a marcante diversidade dos competidores. Um atleta africano não falava inglês, nem português, nem espanhol. O árbitro teve de se esforçar para transmitir a informação gestualmente. A mímica funcionou. E assim o Jiu-Jitsu se expande. Este ano, a organização do evento diz que são cerca de 2.200 inscritos, daí a inédita ampliação da área de combate para dez ringues. Dá gosto de ver a foto panorâmica do interior do Complexo Municipal Esportivo do Casal Vistoso, onde o Europeu tradicionalmente é realizado. Arquibancadas lotadas, áreas de aquecimento repletas de lutadores sedentos pela adrenalina do Jiu-Jitsu competitivo.

Hoje foi o dia dos iniciantes – faixas-brancas e faixas-azuis –, a grande maioria exibindo um gás invejável. À beira dos ringues avistamos o diretor de arbitragem, Álvaro Mansur, com um semblante sério, sempre muito atento.

Café-da-manhã: dezenas de ovos cozidos

“É neste evento que estamos aplicando pela primeira vez as novas regras do Jiu-Jitsu competitivo, repare como o número de punições está sendo muito maior que o comum. Espero que no fim de semana os faixas-pretas mostrem pleno conhecimento das novas regras”, disse Álvaro. (A propósito: em fevereiro, na edição #180 da GRACIEMAG, você vai encontrar uma reportagem preciosa sobre as novas regras do Jiu-Jitsu competitivo. Não perca!).

E por falar em faixa-preta, o atual campeão mundial absoluto, Rodolfo Vieira, já está em Lisboa, devorando de forma impressionante no café-da-manhã seu car

viaEuropeu de Jiu-Jitsu 2012: o primeiro dia | GRACIEMAG.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: